Publicidade

sexta-feira, 10 de maio de 2013 Crítica, Em cena, Seriado | 03:46

Depois de ironizar a polêmica, 'A Grande Família' leva ao ar primeiro beijo gay de sua história

Compartilhe: Twitter

Tuco (Lucio Mauro Jr.) e Thiago Lacerda: beijo gay no horário nobre

Nos últimos anos, não foi pouco que se falou sobre a polêmica do beijo gay nas novelas. Houve cenas gravadas e censuradas antes de levar ao ar, caso de “América”, em 2005. Houve selinho entre garotas, em “Mulheres Apaixonadas”, em 2003, dentro de uma peça de teatro, que frustrou quem esperava uma manifestação romântica. No SBT, um beijo entre mulheres foi ao ar em “Amor e Revolução” para depois ter a repetição vetada. Em suma, expectativas geradas e nunca cumpridas.

Sob pretexto de brincar com o tema, “A Grande Família” exibiu seu primeiro beijo entre dois homens nesta quinta-feira (9). Na história, Tuco (Lúcio Mauro Filho) consegue um papel numa adaptação de “O Beijo no Asfalto”, de Nelson Rodrigues, e experimenta sentimentos contraditórios ao descobrir que terá de beijar Thiago Lacerda (o galã interpreta a si mesmo).

Relembre os beijos gays censurados nas novelas

Durante todo o capítulo, não falta ironia na abordagem do assunto. Ao ser questionado por uma amiga, Tuco responde: “Você tem preconceito?”. De tão preocupado com o tal beijo, o personagem desconfia até mesmo da sexualidade do ator da Globo. Tamanha antecipação, o faz se preocupar com o hálito e mais com o toque entre os lábios que com o texto a decorar. No final das contas, quando os dois finalmente consumam o ato, Thiago brinca com o parceiro: “Foi bom pra você?”. Aliviado, Tuco fica envaidecido e diz, olhando para a câmera: “Muita mulher gostaria de estar no meu lugar”.

Na história, Tuco não é gay. Thiago Lacerda igualmente não. O fato de terem dado um beijo não os faz gays. Ao usar uma abordagem de bastidor, retratando a preparação para uma cena de ficção, “A Grande Família” prova que assuntos tidos como “tabus” podem, sim, ser incluídos em discussões familiares. O expediente usado, aliás, foi parecido com o de “Mulheres Apaixonadas”. Não foram Tuco e Thiago Lacerda que se beijaram. Foram os personagens que interpretam na trama criada por Nelson Rodrigues. Há que se ressaltar também que a seqüência foi gravada à distância, ainda assim permitindo ver o momento esperado de longe. Uma boa jogada que prova que um beijo na TV entre rapazes é tão normal quanto entre casais heterossexuais.

Siga-me no Twitter

Autor: Tags: , ,